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Depois de 20 anos de negociações, na última sexta-feira (28), em Bruxelas, finalmente foi assinado o acordo para a criação de uma área de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

As expectativas são as melhores possíveis para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, já que, em um período de até dez anos, 90% dos produtos exportados pelos países do Mercosul entrarão no bloco europeu livre de tarifas de importação.

O acordo organiza a maior área de livre comércio do mundo abrangendo 780 milhões de pessoas e 25% do PIB mundial.

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Hierarquias rígidas não têm o mesmo encanto, por isso as empresas inovadoras constroem uma estrutura mais aberta e meritocrática.

Quando Darren Childs assumiu o cargo de CEO da UKTV em 2010, um dos seus principais objetivos era construir uma cultura corporativa que gerasse um fluxo de boas ideias regularmente. Isso significava mudar radicalmente a estrutura organizacional e o dia a dia da operação da empresa. Darren acabou com uma estrutura que era mais tradicional, hierárquica e controladora, o que, em suas palavras, “tem mais a ver com a revolução industrial do que a ‘revolução digital'”, defendendo um ambiente mais aberto e colaborativo em que todos trabalham para discutir e trazer ideias.

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Impacto social, autonomia e colaboração são os principais componentes de uma cultura guiada por um propósito que promove a inovação disruptiva.

Empresas inovadoras se beneficiam de um ciclo de feedback positivo: elas têm um propósito bem definido que atrai profissionais criativos, e a sua cultura “única” faz toda a equipe se apaixonar, aumentando a capacidade de inovar em cada um. O impacto social do trabalho, a adrenalina de resolver problemas desafiadores, o senso de autonomia, o entusiasmo em colaborar e o desenvolvimento de habilidades são ingredientes fundamentais para uma cultura que promove a inovação disruptiva.

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Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, ou no que ele denomina de “encantamento de clientes”, garantem um “exército” de porta-vozes para sua marca. Esses clientes, com seu potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradorese e disseminam a boa imagem da marca.

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A década de 90 é considerada um marco na difusão do conceito e prática da “dedicação total ao cliente”. Foi neste período que surgiu a frase “o cliente sempre tem razão”. Os serviços de atendimento, regras e direitos do consumidor foram criados para garantir um melhor atendimento, e muitas empresas se desdobraram para atender o cliente a qualquer custo. Algumas tiveram êxito, outras não.