Inovação e transformação digital são jornadas baseadas na estratégia e nas oportunidades
Durante os anos, vários conceitos e ferramentas de gestão foram implementados nas organizações. Alguns evoluíram, alguns ficaram estagnados e alguns retrocederam. Na realidade, hoje estes conceitos servirão como pré-requisitos (passaporte) para as organizações entrarem no verdadeiro “tsunami” digital que estamos começando a vivenciar.
Neste contexto, procurei dividir as soluções em três camadas que buscam as melhorias (dos conceitos implementados) de forma a alavancá-los para buscar a sustentação para entrada no “mundo digital”. Abaixo seguem os exemplos (alguns) de forma ilustrativa:
Romper (disruptivo)
Redefinir e romper o tradicional, potencialmente entregando uma proposição de valor totalmente nova, como por exemplo, Netflix, Uber, Amazon, drones, sensores, etc.
► Digital Transformation
► Analytics (An. Preditivas)
► Robotização
► Block-Chain
► Etc.
Sustentação/Expandir
Mudar e expandir a proposição de valor atual da Empresa de forma que altere as regras de competitividade no Mercado – soluções que fundamentam a migração para o modelo digital.
► Revisão do modelo gestão e organização
► Estratégia de crescimento comercial
► Gestão baseada em indicadores
► Implementação de ERP
► Revisão do modelo gestão e organização
► Estratégia de crescimento comercial
► Gestão baseada em indicadores
► Implementação de ERP
Incremental/Otimizar
Melhorias incrementais necessárias nas soluções existentes para sustentar e proteger a proposição de valor existente, como por exemplo, otimizações de processos e custos, melhoria da qualidade de produtos, entre outros.
► Aumento de receita
► Excelência Operacional
► Oxigenação do quadro de pessoal
► Revisão dos procedimentos operacionais
► Aumento de receita
► Excelência Operacional
► Oxigenação do quadro de pessoal
► Revisão dos procedimentos operacionais